Redação
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) os resultados da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Ao todo, 351 cursos de medicina foram avaliados em todo o país e cerca de 30% apresentaram desempenho considerado insatisfatório, com menos de 60% dos estudantes classificados como proficientes.
Com a publicação dos dados, 99 cursos vinculados ao Sistema Federal de Ensino, que engloba universidades federais e instituições privadas, entrarão em processo de supervisão. As instituições públicas estaduais, distritais e municipais não estão incluídas, pois são fiscalizadas por órgãos locais. A lista completa dos cursos com desempenho insatisfatório foi divulgada pelo MEC.
Segundo a pasta, as medidas aplicadas serão graduais e podem incluir redução de vagas e suspensão de oferta de financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), conforme o desempenho de cada curso. Após a publicação no Diário Oficial da União, as instituições terão prazo de 30 dias para apresentar defesa. As sanções, se confirmadas, valerão até a próxima edição do Enamed, prevista para outubro de 2026.
Os melhores resultados foram registrados entre estudantes de instituições estaduais e federais, com médias de proficiência de 86,6% e 83,1%, respectivamente. Já os piores desempenhos foram observados entre alunos da rede municipal, com média de 49,7%, e da rede privada com fins lucrativos, que alcançou 57,2%.
Criado em abril de 2025, o Enamed é a adaptação do Enade para estudantes concluintes de medicina. O exame é obrigatório e o resultado pode ser utilizado no acesso aos programas de residência médica unificados do MEC, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare).
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !